Porto Alegre mantém a vacinação contra a Covid-19 ao longo do fim de semana para as pessoas com 37 anos ou mais, já liberadas para receber a primeira dose, e para os demais grupos já contemplados anteriormente na campanha.
No sábado, o esquema especial envolve dois locais: o drive-thru híbrido do Shopping Bourbon Wallig (avenida Grécia, 1.500 – bairro Cristo Redentor), atendendo pedestres e veículos, e no auditório da Escola Estadual Júlio de Castilhos (rua Laurindo, S/N – bairro Santana), das 9h às 17h.
Já no domingo, a Unidade Móvel de Saúde leva a vacinação até a comunidade do Morro Santa Tereza. O serviço vai funcionar no estacionamento da TVE (rua Corrêa Lima, 2.118), das 9h às 13h.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre.
Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na cidade. Já no grupo das comorbidades e deficiência, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down). Gestantes podem apresentar a carteira do pré-natal.
A segunda dose segue disponível para todos que estejam com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e quem recebeu AstraZeneca há pelo menos 12 semanas.
A SMS reforça que para receber a segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.
Além das pessoas com 37 anos, os públicos que já podem receber a imunização, de acordo com a SMS, incluem profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, e gestantes e puérperas.