Ministro da Infraestrutura visita obras de duplicação da ponte sobre Rio dos Sinos, na BR 116

Estimativa do Dnit é que trabalho seja concluído ainda no primeiro semestre de 2022

Foto: Thales Ferreira / PMSL

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, esteve em São Leopoldo, no fim da manhã desta sexta-feira, realizando uma visita técnica às obras de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos, no km 245 da BR 116.

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), presidida pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, aproveitou a vinda do ministro para entregar um documento solicitando a ampliação de recursos da União para obras de infraestrutura na região.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, ainda solicitou, através de uma carta, a construção de uma alça de acesso na avenida Dom João Becker, a fim de ligar o bairro Vicentina à nova obra da ponte da 116.

“Isso vai qualificar nosso trânsito. Ajudando a região economicamente e melhorando a mobilidade da cidade”, disse Vanazzi. Tarcísio prometeu dar continuidade às melhorias na região do Vale do Sinos e estudar a solicitação.

Saiba mais

A obra de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo, teve início em março. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), das quatro estruturas a serem erguidas, as duas sobre o canal principal do Sinos tiveram as obras iniciadas primeiro.

Atualmente, o Dnit executa a construção das travessias do sentido capital-interior. Do lado oposto da rodovia, os serviços também seguem avançando, com a implantação de blocos e pilares.

A estimativa do Dnit é que a obra seja concluída ainda no primeiro semestre de 2022. Ao todo, serão construídas quatro novas pontes, paralelas às existentes, duplicando o número de faixas de trânsito de duas para quatro para cada pista na BR 116. Serão duas ligações sobre o canal principal e outras duas na várzea do rio.

O trecho, usado por cerca de 140 mil veículos, é hoje um dos principais gargalos no tráfego do trecho metropolitano da rodovia.