Operação fiscaliza qualidade de combustíveis em 15 postos de Porto Alegre

Iniciativa buscou garantir a transparência da composição de preços, conforme estabelece um decreto federal

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

A operação “Petróleo Real” verificou, nesta quinta-feira, a qualidade dos combustíveis vendidos em postos de Porto Alegre. A ação, que inspecionou 15 estabelecimentos da cidade, envolveu três equipes do Procon Porto Alegre, apoiadas pela Guarda Municipal, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Inmetro, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar e Polícia Civil.

O diretor-geral do Procon Porto Alegre, Wambert Di Lorenzo, informou que a operação, desencadeada pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, buscou fiscalizar a transparência da composição dos preços dos combustíveis, conforme prevê um decreto federal editado em fevereiro.

Segundo Lorenzo, o texto determina que deve estar no painel, de forma clara, o preço real de forma destacada, o preço promocional vinculado ao uso aplicativo de fidelidade e o valor do desconto. “Não ficamos apenas no cumprimento do decreto. A operação do Procon Porto Alegre aferiu a qualidade do combustível, a confiabilidade das bombas e transparência das promoções”, ressaltou.

As lojas de conveniência dos postos de combustíveis também foram visitadas pela fiscalização.