Estado repassa mais 184 mil vacinas contra a Covid nesta sexta

Lote de 25,6 mil unidades da Coronavac vai ficar reservado para as segundas doses

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A Secretaria da Saúde (SES) vai distribuir, nesta sexta-feira, às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), 159.120 doses de vacinas da Pfizer e 50% do lote de 51,2 mil doses da Coronavac recebidas nesta quinta.

A outra metade do lote da vacina do Butantan vai ficar em estoque para envio posterior, a fim de garantir as segundas doses. Já as vacinas da Pfizer serão todas usadas para a primeira dose.

Com esses lotes, somando 184.720 doses, a Secretaria da Saúde (SES) avança na vacinação por faixas etárias no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde amplia a campanha para pessoas com 37 anos ou mais, nesta sexta. O objetivo do governo estadual é imunizar 70% da população acima dos 18 anos com, ao menos, uma dose até 20 de setembro.

As Coordenadorias mais distantes de Porto Alegre vão contar com transporte por via aérea, a partir das 11h, com o apoio de aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil. Já as que conseguem fazer o transporte por via terrestre devem buscar os imunizantes na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.

Veja o esquema de distribuição

Helicóptero da Polícia Civil:

– Chegada em Santa Maria prevista para 12h15min, com as cargas para a 4ª CRS (Santa Maria) e 10ª CRS (Alegrete)

Aeronaves da Brigada Militar:

– Chegada em Erechim prevista para 11h45min com as cargas da 6ª CRS (Passo Fundo) e 11ª CRS (Erechim)

– Chegada em Palmeira das Missões prevista para 12h25min, com as cargas da 2ª CRS (Frederico Westphalen) e 15ª CRS (Palmeira das Missões)

– Chegada em Santo Ângelo prevista para 13h05min, com as cargas das 9ª CRS (Cruz Alta), 12ª CRS (Santo Ângelo), 14ª CRS (Santa Rosa) e 17ªCRS ( Ijuí)

– Chegada em Bagé prevista para 14h15min, com a carga da 7ª CRS (Bagé)

– Chegada em Pelotas prevista para as 15h05min, com a carga da 3ª CRS (Pelotas)

Por via terrestre, com destino a Caxias do Sul, o veículo do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) parte da capital às 10h30min, com a carga da 5ª CRS (Caxias do Sul).

As seguintes coordenadorias devem retirar as vacinas, a partir das 10h30min:

1ª CRS – Porto Alegre

8ª CRS – Cachoeira do Sul

13ª CRS – Santa Cruz do Sul

16ª CRS – Lajeado

18ª CRS – Osório

Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre (SMS/POA)