O governo federal liberou para tráfego, nesta quarta-feira, um trecho de mais dez quilômetros duplicados da BR-116, entre Guaíba e Tapes, no Centro-Sul gaúcho. A inauguração contou com a presença do comandante do Exército Brasileiro, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que chegou ao local de helicóptero. Pela manhã, o general cumpriu agenda no Museu Militar.
A execução da obra, iniciada em 2019, ficou a cargo do 1º Batalhão Ferroviário, sediado em Lages (SC). O investimento é de R$ 207,4 milhões em 50 quilômetros de duplicação. A conclusão é prevista para maio de 2022. A liberação desta quarta é a segunda do lote 2, que totaliza 25 quilômetros. A primeira ocorreu em dezembro, quando uma solenidade inaugurou o trecho em Barra do Ribeiro. A duplicação completa da Operação Guaíba, batizada pelo Exército, entre Guaíba e Pelotas, chega, com isso, a 62% de conclusão total.
Conforme o comandante, a obra é bastante esperada, já que pode facilitar o tráfego entre Porto Alegre e a região Sul, onde fica o porto de Rio Grande.
Questionado, em coletiva de imprensa após a solenidade e corte da fita de inauguração, sobre o cenário político e sobre se há risco de instabilidade, em 2022, com a proximidade das eleições presidenciais, o comandante não respondeu e encerrou a entrevista.
“Aí você me ajuda a agradecer a entrevista e poder, tranquilamente, falar do momento que a gente está vivendo aqui neste momento, que é a inauguração da nossa BR. Eu me abstenho de tratar desse assunto neste momento”, disse.