Com espera de uma hora em alguns locais, a vacinação contra o coronavírus para pessoas com 41 anos ou mais registrou novamente filas nos postos de saúde de Porto Alegre nesta terça-feira. No Centro de Saúde IAPI, na zona Norte da cidade, mais de 200 pessoas aguardavam pelo começo da imunização.
O auxiliar administrativo Pedro Siqueira, que chegou cedo a unidade de saúde, disse que estava ansioso em realizar a imunização contra a Covid-19. “Estava muito feliz. Graças a Deus consegui ser vacinado”, destacou. Já a técnica em contabilidade Marlene Ferreira tratou de registar com a realização de uma fotografia o momento em que recebeu a primeira dose da vacina. “Feliz e aliviada por ter sido imunizada.
No Centro de Saúde Santa Marta, a procura foi grande, com a fila iniciando na rua Capitão Montanha e avançando pela avenida Mauá e pela rua Caldas Júnior.
Pelas 7h30min, mais de 100 pessoas estavam na fila do colégio estadual Júlio de Castilhos. O acesso a instituição de ensino foi feito pelo estacionamento, na rua Laurindo. A concentração de pessoas chegou até a entrada da escola na avenida Piratini. Quem chegava no local passou por uma triagem feita pelos servidores da SMS – com a conferência do documento de identidade e do comprovante de residência, que precisa estar no nome da pessoa a ser vacinada e, se não for, deve ter uma declaração escrita pelo titular.
A imunização seguiu para os públicos já contemplados anteriormente na campanha. Durante a manhã, quem tinha retorno marcado para a segunda dose da Pfizer teve que procurar as unidades de saúde Moab Caldas ou Centro de Saúde Modelo. Também estava disponível a segunda dose da vacina Coronavac para todos que estavam com o esquema vacinal em atraso e quem recebeu AstraZeneca há pelo menos 12 semanas. A vacinação das pessoas com 41 anos ou mais foi realizada em 14 unidades de saúde e no drive-thru do BIG BarraShoppingSul, estacionamento da PUCRS e no drive híbrido do shopping Bourbon Wallig.
Agendamento via aplicativo
O agendamento pelo aplicativo 156+POA está disponível para primeira dose nas unidades de saúde Morro Santana, Tristeza e São Carlos para pessoas com 41 anos ou mais. Também é possível agendar a segunda dose de AstraZeneca para pessoas vacinadas há 12 semanas, nas unidades Vila Jardim, Nossa Senhora de Belém e Rubem Berta.
Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência ou de vínculo de trabalho em Porto Alegre. É preciso comprovar o vínculo com a instituição de ensino, além de comorbidades e deficiência (exceto Síndrome de Down). Gestantes podem apresentar a carteira do pré-natal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.
Avanço da imunização
A vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre vai contemplar amanhã homens e mulheres com 39 anos ou mais. Também está previsto, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ampliação dos locais de vacinação. Na quinta-feira, será a vez das pessoas com 38 anos ou mais realizarem a imunização na Capital. A aplicação da vacina segue para os públicos já contemplados anteriormente na campanha.