Pelo segundo dia consecutivo, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, enfrenta problemas de operação em razão da neblina. Segundo a Fraport, concessionária que administra o terminal, a visibilidade para o embarque e desembarque das aeronaves está prejudicada desde às 7h32min desta terça-feira (6).
Desde então, os passageiros que deveriam ter embarcado para cidades como São Paulo, Campinas, Guarulhos e Rio de Janeiro permanecem aglomerados no saguão. No painel do aeroporto, um voo da companhia Azul que deveria ter partido às 9h30min chegou a constar como cancelado – e, horas depois, retornou à programação como atrasado.
A companhia não divulgou, oficialmente, o que deve ser feito com os usuários prejudicados. O fenômeno climático que afeta a visibilidade do Salgado Filho provocou, pelo menos, outros 20 atrasos entre embarques e desembarques. Todos são de aeronaves que passariam pela região Sudeste do país.
Pelo segundo dia consecutivo, o Aeroporto Salgado Filho tem a operação prejudicada por causa da neblina em Porto Alegre. De acordo a Fraport, pelo menos 21 voos foram afetados, provocando aglomerações no saguão. Fotos de Guilherme Almeida, do @correio_dopovo. @RdGuaibaOficial pic.twitter.com/pFk0cJBXf2
— Aristoteles Junior (@aristotelesjr) July 6, 2021
Tecnologia
O aeroporto internacional de Porto Alegre conta com um equipamento antineblina, que está desligado em razão das obras de ampliação na pista. Atualmente, a operação acontece com o auxílio de uma tecnologia antiga. A reforma está totalmente parada desde abril, graças ao imbróglio envolvendo a remoção das famílias que vivem na Vila Nazaré.