O Ministério da Saúde informou que 15 casos da variante Delta do novo coronavírus foram identificados e notificados no Brasil, sendo seis no navio que esteve na costa do Maranhão, três no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais, dois no Paraná, dois em Goiás e um em São Paulo. Até o momento, entre esses casos, dois óbitos foram confirmados para a variante, no Maranhão e no Paraná.
Os dados coletados até o momento não demonstraram circulação comunitária da cepa de origem indiana, de acordo com o ministério. As investigações seguem em andamento. “Os casos e seus respectivos contatos são monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde locais, conforme orientação do Guia Epidemiológico da Covid-19”, explica a pasta, em nota.
Outras medidas para o controle da nova cepa incluem orientações repassadas a estados e municípios sobre todas as ações necessárias, como intensificar o sequenciamento genômico das amostras positivas para a Covid-19 e a vigilância laboratorial, rastreamento de contatos, isolamento de casos suspeitos e confirmados, notificação imediata e medidas de prevenção em áreas de suspeita de circulação de variantes.