Comandante do Exército visita o RS para entregar trecho duplicado da BR 116

General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira também participa da reinauguração do Museu Militar em Porto Alegre

Foto: Soldado Fernandes 4Gpt E / Exército / Divulgação

O comandante do Exército Brasileiro, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, desembarca no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira, para participar de dois eventos: a reinauguração do Museu Militar, em Porto Alegre, e a entrega de um trecho duplicado da BR 116, entre Guaíba e Tapes.

A partir das 10h30min, o comandante visita o Comando Militar do Sul (CMS), onde reinaugura o Museu Militar. Instalado no antigo prédio do Arsenal de Guerra, o espaço, revitalizado, vai contar com ambientes de exposição mais modernos e interativos para o público.

Idealizado em 1994, com o intuito de preservar, conservar e expor objetos históricos do Exército Brasileiro e do CMS, que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o museu funciona desde maio de 1999.

Uma das atrações do espaço é o Blindado Renault FT-17, recentemente incorporado à exposição. De origem francesa, o veículo foi um dos primeiros carros de combate fabricados no mundo.

Entrega de trecho da BR 116

Ainda nesta quarta-feira, o general participa da entrega de mais um trecho duplicado da BR 116, entre Guaíba e Tapes. A obra vem sendo executada pelo 1º Batalhão Ferroviário, sediado em Lages (SC), braço de engenharia do Exército que assumiu os trabalhos em 2019, após uma série de atrasos e paralisações no cronograma.

Em 10 de dezembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro realizou, em Barra do Ribeiro, a entrega simbólica de 27,1 quilômetros duplicados da rodovia. A obra é uma demanda histórica, considerada fundamental para facilitar o tráfego entre Porto Alegre e a região Sul, onde fica o Porto de Rio Grande.

Com um investimento de R$ 207,4 milhões, os 50 quilômetros de duplicação da BR 116 entre Guaíba e Tapes devem ser finalizados em maio de 2022. Os trabalhos da Operação Guaíba começaram em janeiro de 2019, com previsão de construção, entre Guaíba e Tapes, de três viadutos em travessias urbanas e de uma ponte nova, além da demolição e reconstrução de duas pontes.