Após orientação do Ministério da Saúde, vacina contra a gripe é liberada para todos os públicos em Porto Alegre

Imunizante pode ser encontrado em 120 unidades de saúde da Capital

Vacinação contra a gripe em Porto Alegre | Foto: Guilherme Almeida/CP

A prefeitura de Porto Alegre divulgou que a vacinação contra o vírus Influenza (H1N1) foi ampliada para toda a população a partir desta terça-feira (6). A medida foi tomada após anúncio do Ministério da Saúde sobre a baixa cobertura vacinal. Na capital gaúcha, a vacina da gripe está disponível em 120 unidades de saúde até o fim do estoque das doses.

O limite mínimo de idade para receber a imunização é de seis meses. O intervalo entre a administração das vacinas da gripe e da Covid-19 deve ser de, no mínimo, 14 dias entre uma e outra.

A campanha de vacinação contra gripe está na fase final e com término previsto para 9 de julho. Ao ampliar a oferta para além dos grupos prioritários, o ministério e a secretaria pretendem diminuir o risco de transmissão e as complicações causadas pelos vírus influenza, que podem levar a hospitalizações e até a óbito.

De acordo com os dados do Painel Vacinação Influenza no LocalizaSUS, a Capital atingiu 49,3% da cobertura prevista para a campanha contra a gripe. A meta era vacinar 90% de cada grupo prioritário. A vacina oferecida pelo SUS é a trivalente, que garante proteção contra os vírus H1N1m H3N2 e Influenza B.

Clique aqui e confira os locais para vacinação contra a gripe.