Público enfrenta filas em vacinação de pessoas de 42 anos em Porto Alegre

Imunização que ocorreria no Centro de Saúde Modelo foi transferida para o colégio Júlio de Castilhos

Foto: Alina Souza / Correio do Povo

A vacinação da primeira dose de mulheres e homens de 42 anos ou mais contra a Covid-19 foi marcada por filas em Porto Alegre. O público chegou cedo nas 14 unidades de saúde e nos três drive-thrus – BIG BarraShoppingSul, estacionamento da PUCRS e drive híbrido do shopping Bourbon Wallig, nesse último com acesso de carro ou a pé. A imunização seguiu sendo feita na manhã desta segunda-feira para os públicos já contemplados anteriormente na campanha.

Outra novidade da imunização contra o coronavírus foi a transferência da vacinação do Centro de Saúde Modelo para o auditório do colégio estadual Júlio de Castilhos. O acesso do público foi pelo estacionamento do colégio, na rua Laurindo. No Modelo, funcionários informavam as pessoas que precisavam aplicar a primeira e a segunda dose da vacina contra Covid-19 para que fossem até o Julinho.

A diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Schirmer, explicou que a ideia foi oferecer um local com mais conforto, protegido do frio e da chuva, além de contar com dez estações de vacinação, quatro a mais do que era possível no espaço do Modelo. Mais de 80 pessoas estavam na fila que começou na rua Laurindo e avançou até o portão da escola na avenida Piratini.

A cozinheira América Del Valle Bravo, venezuelana que mora há dois anos em Porto Alegre, estava muito feliz por ter realizado a primeira dose da AstraZeneca. A cuidadora de idosos Márcia Schultz, 42 anos, moradora do bairro Santo Antônio, disse que saiu cedo de casa para realizar a imunização. “Estou feliz por estar protegido contra o coronavírus”, comentou ela que também recebeu a primeira dose da AstraZeneca.

Filas de carro no Bourbon Wallig

No drive do Bourbon Wallig, na zona Norte, mais de 90 veículos aguardavam desde às 8h, para ingressar no estacionamento do hipermercado. E pelo menos 50 pessoas estavam na fila para receber a imunização da primeira dose da AstraZeneca. Para acessar o shopping, agentes da EPTC orientaram os motoristas que chegavam pela avenida Grécia a partir da rua Antônio Joaquim Mesquita. O chefe de cozinha Leandro Lemos, 42 anos, foi acompanhado da sogra Roseli Santos. “Que bom que chegou a minha faixa etária. É fundamental que a gente consiga vencer o coronavírus”, ressaltou Lemos.

O casal Gládis da Silva Reis e Juarez Reis, moradores da avenida Nilo Peçanha, afirmaram que estavam felizes por terem conseguido realizar a imunização. A movimentação de público dos 42 anos ou mais foi intensa também nas unidades de saúde Santa Cecília, no bairro Santana, e na São Carlos, no bairro Agronomia, na zona Leste da Capital. Em função do grande movimento na Unidade São Carlos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sugeriu que as pessoas que buscassem a imunização na Unidade de Saúde Bananeiras, na avenida Aparício Borges, 2494, próximo ao viaduto ao lado da igreja São Jorge. A Bananeiras ofereceu a primeira dose.

Trabalhadores da educação

Além da vacinação das pessoas com 42 anos ou mais, fora dos grupos prioritários, foram imunizados com a primeira dose trabalhadores da educação no ensino superior, profissionais da educação infantil, fundamental e médio do ensino municipal, estadual e rede privada e profissionalizante da rede estadual; pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de 18 anos.

O agendamento pelo aplicativo 156+POA está disponível novamente nesta semana. Agora, também é possível agendar a segunda dose de AstraZeneca para pessoas vacinadas há 12 semanas, em três unidades de saúde: Vila Jardim, Nossa Senhora de Belém e Rubem Berta. No caso da primeira dose, seguem disponíveis horários nas unidades de saúde Morro Santana, Tristeza e São Carlos para pessoas com 42 anos ou mais. Basta acessar o aplicativo, verificar os locais e escolher os horários disponíveis.