Porto Alegre registra filas e tempo de espera de mais de 1 hora para vacinação contra Covid-19

No Centro de Saúde Modelo, fila de espera chegou a contar com mais de 200 pessoas na manhã desta sexta-feira

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Porto Alegre registrou, na manhã desta sexta-feira, longas filas para a imunização de mulheres e homens com 44 anos ou mais e também dos grupos prioritários nas 14 unidades de saúde e no drive-thru do BIG BarraShoppingSul. O drive do hipermercado chegou a ter mais de 80 veículos que aguardavam o começo da vacinação. Devido a problemas operacionais, o drive-thru do shopping Bourbon Wallig não funcionou para vacinação.

No Centro de Saúde Modelo, que realizou a aplicação da primeira dose no salão da igreja Nossa Senhora do Líbano, na rua Jerônimo de Ornelas, a fila tinha mais de 200 pessoas e o tempo médio de espera pela imunização passou de uma hora. A fila de pessoas chegou até a avenida João Pessoa. A professora Marcela Oliveira, 44 anos, chegou por volta das 6h30 na fila do Modelo para receber a vacina. O técnico em informática Pedro Siqueira, 44 anos, disse que estava muito feliz por realizado a imunização.

No Centro de Saúde Santa Marta, a professora Rebeca Oliveira, 44 anos, afirmou que estava ansiosa pela vacinação. “Chegou a minha vez. Eu quero é vacina no braço”, comemorou a docente. A comerciária Miriam da Silva, 44 anos, disse que chegou a pensar que a aplicação da vacina fosse demorar mais tempo. “Estou muito feliz por ter feito a vacina. Agora, vou seguir com os protocolos de segurança, como o uso da máscara e do álcool em gel. Filas foram registradas também nas unidades de saúde São Carlos, no bairro Partenon, e Santa Cecília, no bairro Santana.

Além das pessoas com 44 anos ou mais, foram imunizados trabalhadores da educação no ensino superior, profissionais da educação infantil, fundamental e médio do ensino municipal, estadual e rede privada e profissionalizante da rede estadual, pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de 18 anos. O agendamento pelo aplicativo 156+POA está com todos os horários preenchidos. Novas agendas estarão disponíveis a partir da próxima semana.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que iniciará a aplicação da primeira dose em homens e mulheres com 42 anos ou mais na próxima segunda-feira. Em todos os dias, a vacinação segue disponível para os grupos já contemplados anteriormente. As pessoas que já estão incluídas na campanha de imunização, e ainda não se vacinaram, podem buscar os locais de aplicação no final de semana e na próxima segunda-feira.