Passeio “Trem dos Vales” será lançado nesta sexta-feira em Guaporé

O trajeto tem 46 quilômetros e a duração do percurso é de duas horas e 30 minutos

O Trem dos Vales é uma iniciativa planejada há mais de 20 anos e que saiu do papel em 2018. Foto: Amturvales/Divulgação

Vai ser lançado nesta sexta-feira os passeios comemorativos do “Trem dos Vales”, edição 2021, desenvolvido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e as prefeituras de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Muçum, Encantado, Roca Sales, Colinas e Estrela. O evento acontece às 15h na Vinícola Gheller, Linha Pinheiro Machado, interior de Guaporé.

O Trem dos Vales é uma iniciativa planejada há mais de 20 anos e que saiu do papel em 2018. O passeio apresenta aos turistas 21 túneis e 17 viadutos, entre eles, o V-13, considerado o maior da América do Sul, com 143 metros de altura e 509 metros de extensão, em Vespasiano Corrêa. O trajeto tem 46 quilômetros e a duração do percurso é de 2h30.

Em 2020, na segunda edição do projeto, quase 8 mil pessoas participaram das cerca de 12 viagens entre Colinas e Roca Sales, pela Ferrovia Tronco Principal Sul, e 22 passeios entre Muçum e Guaporé, pela Ferrovia do Trigo. O público só não foi superior em função da pandemia. Por conta disso, houve apenas 50% de ocupação nos vagões. Para 2021, a expectativa é realizar mais de 30 passeios nos meses de novembro, dezembro e também em janeiro de 2022, no trajeto entre Muçum e Guaporé, com a possibilidade de transportar mais de 30 mil turistas.

“Guaporé sempre posicionou-se na linha de frente para a viabilização do ‘Trem dos Vales’. É de interesse da comunidade que tenhamos viagens regulares pela Ferrovia do Trigo. O aumento da circulação de turistas, além de trazer visibilidade para a região, movimenta os setores econômicos fazendo com que todos ganhem. Nós, como Administração Municipal, estamos confiantes que num futuro, não tão distante, estaremos posicionados como uma das mais requisitadas rotas turísticas da malha ferroviária do Brasil”, disse o secretário Geral de Governo e Turismo, Cultura e Esporte de Guaporé, Odacir Toldi, que confirma a realização de passeios experimentais nos meses finais de 2021.

O prefeito Valdir Fabris afirmou que os gestores municipais firmaram um pacto com a Amturvales para que a luta tenha um direcionamento único para a consolidação do projeto “Trem dos Vales”.