Prefeito de Cachoeira do Sul se compromete a adotar medidas para frear avanço da pandemia

Região Covid, na qual o município é referência, já recebeu sete Alertas desde que o Sistema 3As de Monitoramento entrou em vigor

Foto: Gustavo Flores / Ascom SES

Em reunião nesta quinta-feira, integrantes do Gabinete de Crise e o prefeito de Cachoeira do Sul, José Otávio Germano (PP), definiram novas estratégias para conter o avanço da pandemia na região Covid, na qual o município é referência.

Entre as medidas que o chefe do executivo municipal se comprometeu a adotar, o governo estadual listou: não permitir a abertura ou funcionamento de novas atividades; reforçar a fiscalização com ampliação do número de agentes, mediante contrapartida oferecida pelo Estado de R$ 2 mil para cada profissional contratado, e fazer uma revisão, juntamente com a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES), de protocolos em operação para verificar se existe a necessidade ou não de ajustes em atividades de maior risco.

Os novos protocolos do plano regional podem ser adotados imediatamente. No entanto, as regras podem ser atualizadas, mediante uma avaliação técnica do Gabinete de Crise.

O prefeito José Otávio Germano, que se reuniu pela primeira vez com integrantes do órgão técnico, também destacou que a cidade já implementa algumas medidas, como a fiscalização de pessoas positivas para a doença, e frisou que a taxa de aplicação das vacinas já recebidas contra a Covid-19, de 87,2% em Cachoeira do Sul, está bem próxima da média estadual, que é de 88%.

Até o momento, desde que o Sistema 3As de Monitoramento começou a vigorar em território gaúcho, a região Covid de Cachoeira do Sul já recebeu sete Alertas, sendo o último deles nessa quarta. Conforme dados mais recentes, o município registra, atualmente, 20% a mais de incidência de casos da doença por 100 mil habitantes do que média estadual histórica em toda a pandemia.

De acordo com a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, após reuniões com os demais prefeitos da região, serão avaliados hospitais que tenham capacidade de abrir novos leitos, preferencialmente de UTI, de retaguarda para tratamento de pacientes Covid, com o objetivo de desafogar o Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul.