Covid: RS contabiliza quase 200 mil pessoas com segunda dose em atraso

Além de situações de não comparecimento, sistema pode ter milhares de registros em atraso

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

O Rio Grande do Sul soma quase 200 mil pessoas com a segunda dose da vacina contra o coronavírus em atraso. São 121.908 reforços pendentes de Coronavac, 77.357 de AstraZeneca e 21 da Pfizer, totalizando 199.358 pessoas nessa situação ou que não tiveram a aplicação da vacina registrada no sistema de informações do Plano Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Para reverter essa situação, a Secretaria da Saúde (SES) reforçou, no fim da tarde desta quarta-feira, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a necessidade de os municípios realizarem busca ativa aos cidadãos que receberam uma dose da vacina contra a Covid-19 e ainda não retornaram ao serviço de saúde para a segunda dose.

“Não temos falta de vacina no Estado. As doses estão disponíveis porque foram distribuídas, e estão esperando os cidadãos para completar o esquema vacinal. Não podemos deixar doses paradas”, disse a secretária adjunta da SES, Ana Costa.

Além da busca ativa, a Pasta sugere que os municípios mobilizem as associações comunitárias espalhadas por todos os bairros para ampliar a divulgação com relação aos públicos-alvo e locais de aplicação das doses em cada cidade.

No município de Santa Maria, por exemplo, o secretário da Saúde, Guilherme Ribas, contou estar promovendo uma força-tarefa para colocar em dia os dados de todos os vacinados no sistema oficial do Ministério da Saúde: “estamos acelerando. Tenho 40 pessoas digitando”.

A maior parte das segundas doses não registradas está nos grupos prioritários das pessoas entre 65 a 69 anos (46.230) e dos trabalhadores da saúde (41.947), seguido pelo grupo das pessoas entre 60 e 64 anos (21.778) e do grupo das pessoas com 80 anos ou mais (21.414).