Anvisa libera para uso doses da Janssen doadas pelos EUA

Vacinas chegaram na semana passada ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje ter liberado para uso a carga de 3 milhões de doses de vacinas da Janssen que tinha pendência de documentação oriunda do Ministério da Saúde.

Nesta quarta-feira, 30/6, o Ministério da Saúde apresentou documentação referente à carga de 947.650 doses de vacina para Covid-19 da fabricante Janssen enviadas ao Brasil e a Anvisa realizou a liberação do lote para fins de distribuição. Contudo, a Agência ainda não recebeu a documentação relativa à outra carga, de 2.052.350 doses”, cita um comunicado do fim da tarde.

Já no início da noite, a agência complementou: “A Anvisa recebeu, no final da tarde desta quarta-feira (30/6), os documentos complementares relativos à carga de 2.052.350 doses da vacina da Janssen e realizou a liberação para que as mesmas possam ser distribuídas. Não há mais documentos pendentes de apresentação”. 

A agência esclareceu ainda que as vacinas chegaram na semana passada ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas e foram desembarcadas no mesmo dia pelo órgão. No entanto, ficou pendente a apresentação de informações complementares sobre a distribuição dos imunizantes.

“No âmbito do enfrentamento da pandemia de covid-19, todos os pedidos de licença de importação de medicamentos e de vacinas são analisados com a máxima urgência e absoluta prioridade pela agência”, eximiu-se a agência.

*Atualizada às 22h50min para correção de informações