Governo Federal inclui mais três florestas nacionais em plano de privatização

Áreas localizadas no Paraná e em Santa Catarina serão entregues à iniciativa privada

Floresta Nacional de Três Barras, em Santa Catarina, será entregue pelo governo federal para a iniciativa privada. Foto: Facebook Floresta Nacional/Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (29) a inclusão de três florestas nacionais no projeto de desestatização do Governo Federal. Entram no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) a Floresta Nacional de Três Barras e de Chapecó, localizadas no Estado de Santa Catarina; e a Floresta Nacional de Irati, no Paraná.

Em fevereiro de 2020, outras três florestas do Amazonas (Humaitá, Iquiri e Castanho) entraram na lista de possíveis concessões do governo. Em abril deste ano, o Conselho do PPPI aprovou a concessão das florestas nacionais de Canela (RS) e São Francisco de Paula (RS).

Segundo o decreto desta terça, caberá ao Serviço Florestal Brasileiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na qualidade de órgão gestor das florestas nacionais, a responsabilidade de disciplinar e conduzir o processo de outorga da concessão.