RS confirma mais 41 mortes e 480 novos casos de coronavírus

UTIs seguem em queda no Estado e na Capital

Foto: Rovena Rosa / ABr / Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou mais 41 mortes pelo coronavírus em boletim diário divulgado nesta segunda-feira. Os óbitos, segundo a pasta, foram registrados em 32 municípios, sendo que Porto Alegre e Cruz Alta, ambos com três, foram as cidades com maior número de vítimas da doença nesta atualização.

Com os novos dados, o Estado chegou a 31.159 vidas perdidas para a doença desde o início da pandemia, em março do ano passado. A mortalidade está em 273,9 para cada 100 mil habitantes e a letalidade segue em 2,6%.

A atualização da SES também reportou mais 480 novos casos da doença, chegando a um total de 1.210.224 contaminados pelo vírus em solo gaúcho. Desses, 96% são considerados recuperados e 1% das pessoas que contraíram a covid-19 permanecem em acompanhamento médico. A incidência do coronavírus no Rio Grande do Sul está em 10.637,2 para cada 100 mil habitantes.

UTIs

O Estado começa a semana com a ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em queda. Apesar de ainda apresentar nível crítico, com índice de 83%, são três pontos percentuais a menos de lotação na comparação com a segunda passada.

Ainda no contexto das UTIs no âmbito estadual, a pressão segue maior na rede privada, com ocupação de 97%. No início desta tarde, 8 das 21 regiões Covid não tinham mais leitos disponíveis em hospitais particulares. Já a rede pública registra situação mais confortável, com apenas duas áreas sem vagas de alta complexidade.

Em Porto Alegre, a lotação das UTIs também segue em queda, com índice de 82% – dois pontos percentuais a menos do que há uma semana. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apenas os hospitais Cristo Redentor e Ernesto Dornelles, de um total de 18 monitorados pela pasta, tinham mais pacientes do que leitos de tratamento intensivo no início desta tarde.

Regiões Covid sem leitos de UTI na rede privada

Pelotas

Cachoeira do Sul

Santa Cruz do Sul

Lajeado

Canoas

Caxias do Sul

Passo Fundo

Palmeira das Missões

Regiões Covid sem leitos de UTI na rede pública

Palmeira das Missões

Cruz Alta