Temporal causa estragos e afeta mais de 2 mil pessoas no RS

A cidade de Sagrada Família é uma das mais afetadas, conforme levantamento da Defesa Civil Estadual

Sagrada Família foi o município mais afetado, conforme dados da Defesa Civil | Foto: Defesa Civil / Divulgação / CP

A Defesa Civil divulgou na manhã deste domingo balanço parcial sobre os estragos causados pela chuva durante o fim de semana no Estado. Conforme levantamento, 2.081 pessoas foram afetadas com a tempestade. Ao menos cinco cidades reportaram estragos ao órgão estadual.

No município de Sagrada Família foi registrada, no sábado, tempestade que danificou 500 residências nas zonas urbana e rural, afetando 1.900 pessoas e deixando 16 desalojadas. Conforme a Defesa Civil, há quatro feridos leves e um grave. Um jovem de 29 anos estava dentro de casa quando caiu uma parede por cima dele. Teve traumatismo craniano e foi transferido para o Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, onde está internado em estado grave.

Em Santa Maria, alagamentos afetaram 100 pessoas. Conforme dados da Defesa Civil, 23 residências foram atingidas por alagamento ou destelhadas. Ainda houve a obstrução de vias públicas.

Em Mata, também na região central do Estado, ocorreram alagamentos. A forte chuva provocou a elevação do rio Poraíma, causando inundação em residências e áreas comerciais. Equipes municipais seguem levantando informações sobre possíveis estragos.

Tempestade de granizo ocorreu em Alto Alegre, afetando 45 pessoas. De acordo com a Defesa Civil, 17 residências foram atingidas na área rural. Equipes municipais estão mobilizadas em ações para auxiliar moradores. Não há registro de feridos, desabrigados ou desalojados.

O rio Rosário provocou enchente em parte de Santiago, causando a interrupção de estradas. Quatro residências foram atingidas pela intensa chuva na área urbana da cidade, prejudicando 20 pessoas.