Voo com 147,4 mil doses da vacina Pfizer desembarca em Porto Alegre

Mais cedo, o RS também recebeu mais 287 mil doses de vacinas da Coronavac e da Janssen

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / CP

O governo do Rio Grande do Sul confirmou a chegada do voo com 147.420 doses da vacina Pfizer no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira. Mais cedo, também desembarcaram 287,4 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 – sendo 195,6 mil doses da Coronavac e 91,8 mil da Janssen.

Os imunizantes serão distribuídos às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) nesta sexta-feira. Ao todo, o Estado soma 434.820 novas doses de vacina contra a Covid-19. Com esses lotes, o Piratini espera dar seguimento à aplicação das primeiras doses, suspensa em algumas cidades em razão da falta de estoques.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as vacinas da Coronavac serão utilizadas para primeira e segunda doses, ou seja, 50% do lote vai ser distribuído para a primeira dose já nesta sexta e 50% reservado para a segunda aplicação. As vacinas da Pfizer serão para ampliar a primeira dose e as da Janssen são de única aplicação.

A SES recomendou que os frascos do último laboratório sejam utilizados com professores do ensino básico, de forma a agilizar o retorno dos trabalhadores às salas de aula.

Vacina da Janssen é aplicada em dose única

As doses da Janssen não exigem aplicação extra, com garantia de eficácia de até 85% para casos graves da doença depois de 28 dias da aplicação. A eficácia global da vacina para casos leves, de acordo com a bula, é de 67%.

A previsão é que, com os demais envios previstos para os próximos meses, o Estado consiga vacinar todas as pessoas acima dos 18 anos com ao menos uma dose até 20 de setembro.

No momento, o Rio Grande do Sul já vacinou 4,3 milhões de pessoas com a primeira dose, o que representa quase 50% da população vacinável (acima dos 18 anos). Cerca de 1,8 milhão já completaram o esquema com a segunda dose.