Sobe o número de regiões Covid sem leitos de UTI nas redes pública e privada no RS

Ocupação geral das UTIs é de 87% no Estado e na Capital nesta quarta-feira

Foto: Ricardo Giusti/CP

A ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) nas redes pública e privada no Rio Grande do Sul tiveram um aumento na pressão hospitalar nas últimas 24 horas. Nesta quarta-feira, a rede privada segue operando com sobrecarga de 100,3% de lotação.

Com o ingresso das regiões Covid de Palmeira das Missões e Santa Rosa, subiu de nove para 11 o número de áreas no Estado (de um total de 21) sem leitos de alta complexidade disponíveis nos hospitais particulares.

Já as instituições que atendem pelo SUS atendem com lotação média de 82,5%. No entanto, de ontem para hoje também subiu de quatro para seis o número de áreas Covid sem vagas de UTI nos hospitais da rede pública. As duas últimas regiões a ter os leitos públicos esgotados foram as de Santa Maria e Ijuí.

Em âmbito geral, a ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) tiveram um leve aumento nas últimas 24 horas, passando de 86,6% para 87% no Rio Grande do Sul. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 2.956 pacientes recebem tratamento intensivo nesta quarta-feira. No entanto, o número de pessoas em estado grave que já testaram positivo para o coronavírus, recuou de 60% para 59%.

Já em Porto Alegre, a lotação geral dos leitos de UTI registra alta, pelo segundo dia consecutivo, e nesta tarde registra taxa de 87%. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são 789 pacientes internados em estado grave. Ainda segundo a pasta, três dos 18 hospitais monitorados seguem sem leitos de UTI disponíveis.

Regiões sem leitos de UTI na rede privada

Uruguaiana

Pelotas

Cachoeira do Sul

Lajeado

Santa Cruz do Sul

Canoas

Novo Hamburgo

Caxias do Sul

Passo Fundo

Palmeira das Missões

Santa Rosa

Regiões sem leitos de UTI na rede pública

Uruguaiana

Cachoeira do Sul

Cruz Alta

Santa Maria

Ijuí

Palmeira das Missões

Santa Rosa

Hospitais de Porto Alegre sem leitos de UTI

Ernesto Dornelles

Cristo Redentor

São Lucas