Rio Grande do Sul recebe 91,8 mil doses da Janssen nesta quinta

Estado recebe mais de 434 mil imunizantes em dois voos; distribuição ocorre na sexta

O Rio Grande do Sul recebe, nesta quinta-feira, 434.820 novas doses de vacinas contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 91,8 mil doses da Janssen chegarão no mesmo voo que vai trazer 195,6 mil doses da Coronavac, às 6h10min. Mais 147.420 doses, da Pfizer, devem desembarcar às 14h, também no aeroporto de Porto Alegre.

Os imunizantes só devem ser distribuídos às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) na sexta-feira. As vacinas da Coronavac serão utilizadas para primeira e segunda doses. Metade do lote deve ser usado a partir de sexta e metade reservado para segunda aplicação. As vacinas da Pfizer servirão para ampliar a primeira dose enquanto as da Janssen podem ser administradas em dose única.

Secretaria orienta aplicar vacinas da Janssen em professores
As decisões foram pactuadas em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representantes do Estado e dos municípios, nesta quarta-feira. A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, orientou que as doses da Janssen sejam usadas para vacinar professores do ensino básico, a fim de que possam voltar o quanto antes à sala de aula.

As planilhas de distribuição das doses aos municípios e a logística ainda seguiam indefinidas, no fim da tarde desta quarta.