Nova responsável pela coleta de lixo começa a prestar serviços nesta terça em Porto Alegre

Caminhões partem do Porto Seco para realizar cronogramas de coleta

Foto: Alex Rocha/PMPA

A nova empresa contratada para a coleta de lixo em Porto Alegre começa a prestar serviços nesta terça-feira. Após o impasse com a antiga responsável pelo serviço e acúmulo de lixo, a Litucera Limpeza e Engenharia Ltda. – vencedora do processo seletivo promovido pela Prefeitura para solucionar a situação – começa a trabalhar na coleta domiciliar nas ruas da cidade no período da manhã. A cerimônia oficial ocorre às 9h no Complexo Cultural Cultural do Porto Seco, onde a frota está estacionada. De lá, os caminhões partem para realizar cronogramas de coleta.

Na manhã desta segunda-feira, o Executivo cumpriu os últimos protocolos para permitir que o trabalho comece. Engenheiros da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vistoriaram 35 caminhões da prestadora do serviço, com sede em Vinhedo (SP). Os demais veículos devem receber vistoria nos próximos dias. Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, o valor do contrato, assinado no sábado, é de R$ 25 milhões, com duração até o fim do ano.

A necessidade de uma contratação emergencial e temporária da prestadora de serviço de coleta de lixo surgiu depois de a prefeitura suspender – de maneira cautelar – o contrato que o Município mantinha com a empresa B.A. Meio Ambiente, de Belém (PA). A decisão ocorreu no dia 9 de junho após paralisação dos trabalhadores, que alegaram descumprimento da legislação trabalhista.

Nesses 12 dias de impasse, a prefeitura criou uma força-tarefa para regularizar a coleta. O impasse afetou moradores de bairros sem contêineres.