Mutirão de eletrocardiograma atendeu 110 pacientes no fim de semana em Canoas

Setenta pessoas não compareceram, um índice de abstenção de 38,8%

O primeiro mutirão de eletrocardiograma (ECG), realizado pela Prefeitura de Canoas, totalizou 110 pacientes atendidos entre sábado e domingo. A iniciativa, que busca diminuir a fila de espera por exames, segue nos próximos finais de semana. A expectativa era de atender 180 pessoas no Hospital Universitário de Canoas e no Hospital Nossa Senhora das Graças, conforme os agendamentos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas 70 não compareceram, um índice de abstenção de 38,8%.

A diretora de Regulação, Controle, Auditoria e Avaliação, da SMS, Michele Feltrin, explica que os mutirões prosseguirão até que se consiga zerar a fila de pacientes hoje aguardando pelo ECG, número que chegou a 8.014 pessoas antes do fim de semana. Em função das limitações impostas pela pandemia, para garantir o atendimento sem aglomerações, não é possível marcar um grande número de exames para o mesmo dia.

Os agendamentos seguem a ordem da fila, a cargo da Secretaria da Saúde. Por isso, é importante que os pacientes mantenham os cadastros e telefones atualizados junto às unidades básicas de referência para que o município possa entrar em contato.

Demanda reprimida

O município de Canoas retomou, de forma gradativa, no início de maio, as consultas especializadas, os exames de diagnóstico e os procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade.

Levantamento realizado pela SMS identificou que o total de pacientes à espera de consultas com especialistas era de 43.482. Havia, ainda, outros 28.451 aguardando a realização de exames de imagem e diagnóstico e 23.248 esperando por cirurgias eletivas (sem urgência).