Porto Alegre inicia semana com três hospitais sem leitos de UTI

Além disso, outras cinco instituições operam com ocupação acima dos 90%

Segundo o Conass, a taxa de letalidade do coronavírus no Brasil é de 2,3% |Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

Porto Alegre vai iniciar a semana com três dos 18 hospitais monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sem leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) disponíveis. As instituições que não dispõem de mais vagas neste domingo são: Ernesto Dornelles, Cristo Redentor e Fêmina – todos com 100% de ocupação.

Conforme a SMS, outros cinco hospitais trabalham com as UTIs em níveis críticos, acima dos 90% de lotação. A situação atinge as seguintes casas de saúde: Conceição (97,30%), Mãe de Deus (95%), Pronto Socorro (95%), São Lucas (94,92%) e Santa Casa (91,60%).

Atualmente, a ocupação geral das UTIs está em 84,36%, o que representa estabilidade desde a última sexta-feira, em Porto Alegre. São 782 pacientes em leitos de alta complexidade, sendo que 363 testaram positivo para o coronavírus.

Neste domingo, por conta da pressão na rede hospitalar, 31 pessoas estão na fila de espera aguardando remoção para um leito de UTI.

RS

No Rio Grande do Sul, a ocupação geral das UTIs está em 85,3%. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 2.898 pacientes para 3.396 leitos. Desses, 62,5% já testaram positivo para o coronavírus.

A pressão na rede privada segue sendo a com a maior carga. Conforme a SES, os leitos particulares estão 99% ocupados. Apesar do alto índice, é a primeira vez, após quatro dias, que o nível é inferior aos 100%.

Já as instituições que atendem pelo SUS registram situação mais confortável, com lotação de 80,7%, menor índice dos últimos 14 dias.