A Prefeitura de Porto Alegre definiu, nesta sexta-feira, o consórcio que vai assumir a revitalização de 750 metros do Muro da Mauá, no Centro Histórico. A proposta apresentada pelas empresas Sinergy e HMidia teve a preferência unânime da comissão julgadora para embelezar o trecho, que fica entre a Secretaria Estadual da Fazenda e a cerca divisória na curva da avenida Mauá, antes da Usina do Gasômetro. Também participaram do processo o consórcio formado pelo Grupo Leonid Streliaev/Imagine Soluções Criativas e a empresa TIS Marketing.
A proposta vencedora prevê uma divisão do muro em sessões, com objetivo de valorizar os 250 anos de Porto Alegre, mostrando grandes personalidades da música, literatura e esporte, por exemplo. Além disso, o muro vai ganhar uma cascata de água, espaços para interatividade com QR codes espalhados pelas sessões, trazendo informações sobre cada imagem mostrada e um jardim vertical. Também ficou definido no projeto que serão implementados abrigos de ônibus mais modernos e iluminação cênica. O consórcio vai ter prazo até março do ano que vem para concluir as intervenções.
“Queremos dar movimento ao muro, fazer com que ele interaja com as pessoas”, salienta o diretor geral da Sinergy, uma das empresas que compõe o Consórcio, Eduardo Ferreira.
A escolha do consórcio ainda deve ser publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). A partir disso, abre-se um prazo de dez dias para contestações e, caso não haja manifestações, o termo de adoção do Muro da Mauá é assinado. A vigência é de dois anos – prazo em que as empresas ficarão responsáveis pelo espaço.
A adoção do Muro da Mauá é mais uma ação que integra o projeto de recuperação do Centro Histórico, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE). Para o secretário Cezar Schirmer, trata-se de um espaço que merece uma atenção diferenciada, em virtude dos investimentos que foram feitos na Orla do Guaíba e de empreendimentos como o Embarcadero.
Contrapartida
Como contrapartida ao adotante, parte da área adotada (15%) pode ser utilizada para identificação da marca do parceiro. O parceiro adotante pode, inclusive, utilizar nas peças publicitárias a expressão “uma empresa parceira de Porto Alegre”, acompanhada do brasão oficial do Munícipio.