Coleta de lixo: 2ª colocada é declarada vencedora para contrato emergencial em Porto Alegre

Empresa que ofereceu o menor valor global não atendeu qualificação técnica exigida pela Prefeitura

A prefeitura de Porto Alegre homologou, nesta sexta-feira, a contratação emergencial da segunda colocada no processo seletivo que define quem vai assumir a coleta do lixo orgânico na cidade, em bairros sem contêineres, até o fim do ano. A assinatura com a empresa Litucera Engenharia e Limpeza Ltda deve ocorrer às 13h deste sábado, no Paço Municipal.

De acordo com o município, a proposta que ofereceu o menor valor global para prestar o serviço não atendeu à qualificação técnica exigida no edital e acabou sendo inabilitada. Oito empresas apresentaram propostas, cujos envelopes foram abertos na manhã desta sexta. O valor do contrato vai ser de cerca de R$ 25 milhões – R$ 1,2 milhão a mais do que propunha a primeira colocada.

O contrato emergencial resulta da suspensão cautelar das relações da prefeitura com a empresa B.A. Ambiente, em 9 de junho, um dia após a paralisação da coleta pelos trabalhadores, que alegaram descumprimentos da legislação trabalhista.

Até que a Litucera se mobilize para iniciar o serviço, a coleta segue a cargo da empresa WK Innovatis Soluções em Serviços Ltda, que teve a prestação de serviços requisitada, via decreto, no início da semana.

O impasse não afetou a coleta seletiva nem os moradores de bairros onde há contêineres para o lixo orgânico.