Canoas promove mutirão de eletrocardiograma neste final de semana

Cerca de 180 pacientes serão atendidos nos hospitais Universitário e Nossa Senhora das Graças

Hospital Universitário é um dos locais que presta atendimento | Foto: Fernanda Bassoa / Especial / CP

Para diminuir a fila de espera por exames, a Prefeitura de Canoas inicia neste final de semana um mutirão de eletrocardiograma (ECG). Ao todo, 180 pacientes serão atendidos entre a manhã deste sábado (19) e a tarde de domingo (20), nos hospitais Universitário (HU) e Nossa Senhora das Graças (HNSG).

A ação segue até zerar a fila de pacientes que aguardam pelo exame. A meta é alcançar 720 eletrocardiogramas no mês de junho. Atualmente, 8.014 pessoas estão à espera desse tipo de exame. A diretora de Regulação, Controle, Auditoria e Avaliação, da Secretaria Municipal da Saúde, Michele Feltrin, explica que, em função da pandemia e para garantir a segurança dos pacientes, sem aglomerações, não é possível marcar um grande número de pacientes para o mesmo dia.

Os agendamentos seguem a ordem na fila e são feitos pela Secretaria da Saúde. Por isso, é importante que os pacientes mantenham seus cadastros e telefones atualizados junto às suas unidades básicas de referência para que o município possa entrar em contato.

Demanda represada

O secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, explica que o número de exames poderá ser ampliado, conforme o comportamento da pandemia. No início de maio, o município de Canoas retomou, de forma gradativa, as consultas especializadas, os exames de diagnóstico e os procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade. Levantamento realizado pela SMS identificou uma longa fila de espera formada nos últimos quatro anos. O total de pacientes à espera de consultas com especialistas era de 43.482. Outros 28.451 aguardavam a realização de exames de imagem e diagnóstico e 23.248 esperavam por cirurgias eletivas.