Imunização contra Covid-19 em Porto Alegre é ampliada a mulheres de 54 anos sem comorbidades 

No sábado, vacinação ocorre em duas unidades de saúde e três drive-thrus; já no domingo, imunização se restringe a unidade móvel de saúde

Foto: Alina Souza/CP

A prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta sexta-feira, que amplia a vacinação contra o coronavírus para as mulheres de 54 anos sem comorbidades, a partir deste sábado. A nova faixa etária contemplada pode procurar pela imunização nas unidades de saúde Tristeza e Assis Brasil, das 9h as 15h, além de três pontos de drive-thrus, localizados nos estacionamentos dos hipermercados Big Sertório e BarraShopping, e na PUCRS, entre 9h e 17h. A lista completa com os endereços pode ser consultada abaixo.

A nova faixa etária contemplada também pode se vacinar contra a Covid-19 no domingo. Na data, o atendimento ocorre na unidade móvel de saúde, estacionada na Escola Estadual de Ensino Médio Antão de Faria, bairro Bom Jesus, na Zona Leste, das 9h às 13h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, além deste novo grupo, a vacinação também prossegue no fim de semana para homens e mulheres com 55 anos ou mais sem comorbidades, e integrantes de outras categorias que já vem sendo imunizadas, como profissionais da educação infantil, fundamental e do ensino médio e profissionalizante das redes municipal, estadual e privada, pessoas com deficiência permanente de 18 anos ou mais e pessoas com comorbidades a partir de 18.

Ainda segundo a SMS, todos os integrantes dos grupos contemplados, que vão receber a primeira dose, serão vacinados com a fórmula da AstraZeneca, já que a vacinação em primeira dose com a Pfizer segue sendo realizada em gestantes e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias.

Nova remessa

Nesta sexta, o Rio Grande do Sul distribuiu 402 mil doses de vacinas contra o coronavírus. Dessa lote, Porto Alegre recebeu com 43,3 mil doses, sendo 25.780 da AstraZeneca e outras 17.520 da Pfizer.

Serviço

Sábado, dia 12:

Doses 1 e 2 da vacina Astrazeneca/Fiocruz
Onde: três drive-thrus nos hipermercados Big Sertório e BarraShopping e na PUCRS
Horário: das 9h às 17h
Endereços: Drive-thru Big Sertório – Acesso pela rua Dona Alzira, no estacionamento coberto do Sam’s Club – Sarandi
Drive-thru BarraShoppingSul: Avenida Cristal 300 – Cristal
Drive-thru da PUCRS – Acesso pela av. Ipiranga, 6681 – entrada ao lado do Museu da PUCRS – Partenon
Público dose 1: mulheres de 54 anos, pessoas de 55 anos ou mais, profissionais da educação infantil, fundamental e do ensino médio e profissionalizante das redes municipal, estadual e privada, pessoas com deficiência permanente de 18 anos ou mais e pessoas com comorbidades a partir de 18 anos
Público dose 2: pessoas que fizeram a primeira aplicação há mais de 12 semanas

Doses 1 e 2 das vacinas Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer (dose 1 exclusiva para gestantes e puérperas, dose 2 para quem recebeu a primeira até 22 de maio)
Onde: unidades de saúde Tristeza e Assis Brasil
Horário: 9h às 15h
Endereços: US Assis Brasil (av. Assis Brasil, 6615 – Bairro Sarandi)
US Tristeza (av. Wenceslau Escobar, 110 – Bairro Tristeza)

Domingo, dia 13:

Doses 1 e 2 da vacina Astrazeneca/Fiocruz
Onde: Unidade Móvel de Saúde
Horário: das 9h às 13h
Endereço: Escola Estadual de Ensino Médio Antão de Faria (rua Bom Jesus, 505), bairro Bom Jesus

Documentação exigida 

Pessoas com 55 anos ou mais e mulheres de 54 anos devem apresentar documento de identidade e comprovante de residência em Porto Alegre para receber a dose. Para profissionais da educação, é necessário documento de identidade com foto e CPF, contracheque ou crachá e declaração da instituição ao qual o profissional está vinculado. Para segunda dose, documento de identidade e carteira de vacinação com registro da primeira aplicação.

Comprovação

Pessoas com comorbidades: Atestado médico, laudo médico, prescrição de medicamentos de uso contínuo, de acordo com o agravo.
Pessoas com deficiência (PCD): Documento que comprove a deficiência. Além de laudo médico, pode ser cartão de transporte público especial, cartão de estacionamento para PCD.
Gestantes e puérperas com comorbidades: Carteira da Gestante.
Gestantes e puérperas sem comorbidades: Atestado médico.

Gripe

Pessoas que receberam a dose da vacina contra gripe devem aguardar 14 dias para fazer a primeira ou segunda dose da vacina Covid-19. O primeiro dia a ser contado é o seguinte ao da aplicação.