Fiocruz entrega 2,7 milhões de doses da vacina AstraZeneca

Quantidade tem diminuído por causa da demora das remessas de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) importado da China

Foto: Cristine Rochol / PMPA

A Fundação Owaldo Cruz (Fiocruz) entregou, nesta sexta-feira, 2,7 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Por meio do Bio-Manguinhos (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos), a entrega vem ocorrendo sempre às sextas-feiras, mas com queda do número de vacinas nas duas ultimas semanas. Em 21 de maio, o instituto chegou a entregar 6,1 milhões de doses. Desde maio, a produção enfrenta escassez de matéria-prima.

Do lote desta semana, 137 mil doses são para o estado do Rio de Janeiro, e o restante segue para o almoxarifado do Ministério da Saúde, em São Paulo. Com essa remessa, a fundação atinge cerca de 53,8 milhões de doses entregues ao PNI.

A previsão para junho, de 18,5 milhões, mas vai depender da remessa de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) importado da China. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Está programada para este sábado a chegada de mais um lote de insumos para a produção de cerca de 6 milhões de doses da vacina. Em nota, a Fiocruz informou que a aceleração da entrega dessa remessa vai permitir a continuidade da produção da vacina e garantir entregas semanais ao PNI até 10 de julho.

Leia mais:

Fiocruz: insumos garantem vacinas até o fim de julho