Rio Grande do Sul registra queda de 29% nos homicídios durante o mês de maio

Indicador aponta para o melhor resultado no mês desde 2007

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul atingiu mais uma marca histórica no enfrentamento à criminalidade em maio. Segundo o mais recente balanço da Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgado nesta quinta-feira (10), foram registrados 125 homicídios no período – o melhor resultado para o mês em 14 anos.

A queda em relação a maio de 2020 foi de 29%. Desde janeiro, 673 pessoas perderam a vida em ocorrências do tipo, número que representa queda de 20,2% em relação ao ano passado. Segundo o Palácio Piratini, o programa RS Seguro, que reforça as ações das forças de segurança nas cidades mais violentas, é o responsável pela mudança.

Os municípios que integram a iniciativa representam 72,9% do total de homicídios que deixaram de acontecer nos últimos doze meses. Das 23 localidades monitoradas pelo RS Seguro, 16 apresentaram redução no número de assassinatos; em oito delas, nenhuma ocorrência do tipo foi registrada.

“Todos os meses selecionamos os destaques positivos e as cidades que precisam de mais atenção. Desta forma, as forças de segurança são convidadas a mostrar um plano de ação. Isso, por si só, já cria um ambiente de competição saudável entre os municípios”, relata o secretário-executivo do programa RS Seguro, delegado Antônio Padilha.

Série histórica

Pelo menos dois indicadores bateram recorde positivo na série histórica de monitoramento. O primeiro deles é o do crime de latrocínio, que é o roubo seguido de morte: foram registrados apenas três casos, em todo o Rio Grande do Sul, em maio. A redução é de 25% em relação ao ano passado, e indica o melhor cenário em 19 anos.

“Nós já estamos em um momento de ‘quase normalidade’. As pessoas já estão nas ruas novamente e, mesmo assim, continuamos reduzindo esses indicadores. É importante salientar que esse já é o terceiro ano seguido de queda nos números” comemora o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

O número de roubos de veículos também foi o menor desde 2002 no mês passado: 380. O balanço mensal de ocorrências do tipo caiu 47% entre os anos de 2020 e 2021. No acumulado do ano, a SSP soma 2,3 mil ocorrências – número que também é o melhor neste século.