Acidentes de trânsito crescem 5% no mês de maio em Porto Alegre

Levantamento da EPTC também identificou aumento de 50% nas mortes provocadas por acidentes em relação a abril

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Um balanço divulgado, nesta quinta-feira, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), indicou que no mês de maio houve crescimento de 5% nos acidentes de trânsito em Porto Alegre, na comparação com abril. No período analisado, foram contabilizados 923 registros de acidentes contra 873 no quarto mês do ano.

Além disso, conforme a EPTC, as mortes provocadas por acidentes de trânsito em maio também aumentaram, passando de seis, em abril, para nove, o que corresponde a uma alta de 50% de um mês para o outro.

Ainda de acordo com o órgão, a maior parte das colisões que resultaram em óbitos ocorreu entre 18h e 6h. Já as zonas Leste e Norte foram as áreas da cidade com o maior índice de acidentalidade.

Acidentes com moto caem

Em contrapartida, no mês passado as análises da EPTC apontaram redução de 10% nos acidentes de moto em comparação com abril. No período, houve queda de 302 registros para 270. O número de mortes em colisões envolvendo motocicletas também apresentou recuo, caindo de seis para três, de um mês para o outro.

“Ao reforçar as ações de orientação, educação e fiscalização conseguimos reverter a tendência de alta nas ocorrências identificada nos últimos meses”, ressalta o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

Nos primeiros cinco meses do ano, os agentes da EPTC realizaram 115 operações Duas Rodas, que flagraram 381 condutores sem habilitação e resultaram em 2.439 motociclistas autuados por irregularidades. Além disso, foram recolhidas 496 motos, 141 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e 530 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Balanço do ano

Entre janeiro e maio, 29 pessoas perderam a vida em decorrência de acidentes de trânsito na Capital, o mesmo número do ano passado. Ao todo, foram registrados 4.072 acidentes. De acordo com a EPTC, a sexta-feira concentra o maior número de ocorrências no período, com 18%. Já aos domingos, é registrado o menor índice, com 8%. No entanto, as fatalidades, em geral, concentraram-se na quinta-feira, com 26% das ocorrências com morte.