O avião com uma remessa de 146.250 vacinas da Pfizer desembarcou, na tarde desta terça-feira, no Rio Grande do Sul. De acordo com o governo estadual, a chegada ocorreu às 14h48min, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O Ministério da Saúde confirmou o envio da remessa da Pfizer ainda no sábado.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a recomendação do Ministério da Saúde é para que as doses sejam destinadas para a continuidade da vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e trabalhadores do ensino básico.
Além disso, o Ministério informou que podem ser imunizados profissionais do transporte aéreo e agentes das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas. Com esse novo lote de vacinas, o RS contabiliza 6.911.270 doses recebidas até o momento.
A SES ressalta que a aplicação das doses pode ser ajustada de acordo com o andamento da campanha em cada região. Uma reunião com representantes do estado e dos municípios ocorre nesta quarta-feira para decidir a destinação das doses.
Mais doses
Mais cedo nesta terça-feira, o Ministério da Saúde também anunciou o envio ao Rio Grande do Sul de mais 219,5 mil doses da AstraZeneca/Oxford. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda não recebeu a confirmação de quando os imunizantes contra a Covid-19 chegarão a Porto Alegre.