O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou uma nota nesta segunda-feira na qual nega a informação do presidente Jair Bolsonaro de que emitiu um relatório mostrando que 50% das mortes de 2020 tiveram outras causas, que não a Covid-19.
A nota do órgão: “O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”.
Pela manhã, em conversa com apoiadores, Bolsonaro disse estar contando em primeira mão o que apontou um relatório do tribunal.
“O relatório final, não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos do ano passado por Covid não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, disse a simpatizantes, em Brasília.
O presidente declarou ainda que só não houve divulgação desse documento por má vontade da imprensa. “Esse relatório saiu há alguns dias, lógico que a imprensa não vai divulgar, mas nós vamos hoje à tarde. Como é do Tribunal de Contas da União, ninguém queira me criticar por causa disso.”