O senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) assumiu a vaga de titular da CPI da Covid no lugar de Ciro Nogueira (PP-PI), que fica fora do País nesta semana. Os dois compõem a base aliada do governo federal, em minoria na comissão.
Ciro Nogueira, que ficou como suplente do colegiado, pediu licença dos trabalhos no Senado para viajar aos Estados Unidos. A Casa autorizou a viagem e vai bancar as despesas do senador no período de 5 a 13 de junho. De acordo com requerimento assinado por ele, o parlamentar participa de uma missão oficial sobre telecomunicações em Washington e em Nova York a convite do Ministério das Comunicações.
Em contato com a Agência Estado, Heinze afirmou que Nogueira volta à vaga de titular após o retorno da viagem. O senador do Rio Grande do Sul vem participando das sessões da CPI e defendendo o governo federal com protocolos questionados por especialistas, como o uso do cloroquina contra a Covid-19.
Na prática, um titular ganha prioridade na ordem de senadores inscritos para questionar as testemunhas convocadas para depor na CPI. Além disso, participa das deliberações e votações de requerimentos, funções que não podem ser exercidas por um suplente.