Localizados veículo e três armas usados em invasão a UPA em Caxias do Sul

Operação da Brigada Militar e da Polícia Civil apreendeu Volkswagen Passat, além de dois fuzis e uma carabina

Uma operação conjunta da Brigada Militar e da Polícia Civil resultou na localização e apreensão do Volkswagen Passat usado na fuga dos criminosos que invadiram, na madrugada desta segunda-feira, a UPA Zona Norte, em Caxias do Sul. Um servidor penitenciário morreu baleado e outro ficou gravemente ferido no confronto, além de duas enfermeiras e um vigia que também tiveram lesões. O ataque, que envolveu criminosos fortemente armados, tinha o objetivo de resgatar um preso que recebia atendimento médico no local.

O veículo, com placas de Criciúma, em Santa Catarina, possivelmente clonadas, havia sido escondido dentro da garagem de uma residência em uma área ainda não divulgada, em Caxias do Sul. Os policiais militares e civis encontraram também dois fuzis e uma carabina que foram empunhados pelos três criminosos que entraram para resgatar o apenado, sendo rechaçados pelos agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que faziam a escolta e custódia do detento. Os bandidos recuaram e fugiram no carro, onde havia um quarto cúmplice os aguardando, no estacionamento.

Mesmo ferido no tiroteio, o detento, vulgo Mig, de 29 anos, matou o agente Clóvis Antônio Ronan, de 54 anos, ao se apossar da arma do outro agente penitenciário, de 42, que teve ferimentos graves e perdeu a consciência.

Na fuga, o foragido ainda levou uma jovem refém, no Citroën C3 dela, até Farroupilha, onde ele prosseguiu a fuga em um Volkswagen Gol, de cor preta, deixado em um local combinado com a quadrilha. Mig cumpria pena na cela 36 da Galeria B da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul. O fugitivo é integrante da facção Os Manos e já atuou na região de Lajeado, no Vale do Taquari.