O presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) e prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Ferreira da Silva, anunciou que a entidade faz um acompanhamento diário da situação do número de pessoas contaminadas pelo Covid-19, assim como da ocupação de leitos de UTIs e leitos clínicos. “Estamos preocupados com o agravamento da situação, mas por outro lado orientamos e sabemos que os prefeitos baixaram decretos com medidas mais restritivas a fim de evitar a disseminação do coronavírus”, disse.
Antônio lembra que a Amzop abrange 43 municípios e cada gestor público analisa a realidade da pandemia na sua cidade e toma as medidas que achar necessário. “Percebemos que os prefeitos definiram protocolos mais rígidos dos definidos pelo decreto do governo estadual e isso nos tranquiliza no sentido de que estamos no caminho certo e que em breve a situação melhore, com a redução do número de pessoas internadas”, observa.
O presidente da Amzop lembra que, na área da associação, funcionam apenas duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), uma em Frederico Westphalen e outra em Palmeira das Missões e que ambas estão lotadas. “São 15 leitos de UTI no Hospital Divina Providência (HDP) de Frederico Westphalen e 10 no Hospital de Caridade (HC) de Palmeira das Missões”, informou.
A direção da associação informou, também, que na região funciona o Comitê Técnico regional Covid-19, através do qual ocorre um acompanhamento detalhado da realidade do coronavírus nesta parte do Rio Grande do Sul. A entidade deverá reunir os prefeitos nos próximos dias, por meio de encontro virtual, para discutir os protocolos adotados e, caso necessário, as novas medidas a serem implementadas na região de combate ao Covid-19.
Na região da Amzop, Palmeira das Missões foi o município que definiu medidas mais restritivas a fim de frear a contaminação. O comércio ficou fechado desde quinta-feira da semana passada e volta a reabrir nesta terça-feira. O prefeito Evandro Massing disse que a medida foi tomada após ouvir as entidades e lideranças e que nesta terça-feira haverá uma avaliação da realidade do coronavírus no município.