Número de surtos ativos de Covid-19 no RS é o maior em cinco semanas

Caxias do Sul concentra 19 surtos em investigação

Foto: Guilherme Almeida/CP

Com 184 surtos ativos de coronavírus, o Rio Grande do Sul vive cenário de um novo crescimento no número de contaminações em massa registradas nas últimas três semanas. O saldo, referente à semana epidemiológica 20, é o maior desde a Semana Epidemiológica 14, quando o Estado reportou 216 surtos em investigação. Atualmente, há 89.660 pessoas expostas à contaminação pela Covid-19 – pandemia que já provocou 28.663 vidas perdidas em cidades gaúchas.

Ao todo, nos últimos 15 meses, 1.214 casos de surtos foram encerrados – quando não há registros de novos casos com sintomas de síndrome gripal por 15 dias. Já o número de pessoas expostas ao coronavírus chegou a 155.201. De acordo com dados informados no Boletim Epidemiológico mais recente, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), os surtos notificados em Instituições de Longa Permanência para Idosos representaram 49,7% do total investigado desde o início da pandemia.

Caxias do Sul

Mais de mil mortes por Covid-19, 19 surtos ativos, sistema de saúde beirando ao colapso e mais de 2,3 mil pessoas atualmente expostas ao coronavírus. Os números, divulgados pela SES, apontaram Caxias do Sul como o município com o maior número de contaminações em massa na Semana Epidemiológica 20. Os atuais surtos em investigação deixaram, até o momento, dois óbitos.

Nessa quarta-feira, a prefeitura do município serrano alertou a população para o contágio diante do esgotamento dos leitos de UTIs. Hoje, a rede hospitalar opera com superlotação de 102.1% nos leitos privados e 93.7% nos públicos. Dos 229 pacientes internados, 74,2% positivaram para o coronavírus.