Homens de 59 anos sem comorbidades serão vacinados neste sábado em Porto Alegre

Capital disponibilizará doses em três unidades de saúde e dois drive-thrus

Prefeitura espera vacinar toda a população na faixa dos 50 anos até o final de junho. Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A prefeitura de Porto Alegre confirmou, na manhã desta sexta-feira (4), que os homens de 59 anos de idade e sem comorbidades serão vacinados contra a Covid-19 a partir deste sábado (5). A extensão da campanha acontece apenas um dia após o início da imunização das mulheres na mesma faixa etária, que provoca filas em diversas partes da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Capital conta com cerca de oito mil moradores na faixa dos 59 anos. O atendimento aos homens acontecerá em três unidades básicas (São Carlos, Assis Brasil e Álvaro Difini) e dois drive-thrus – instalados no Centro de Eventos da PUCRS e no estacionamento do Big da Sertório.

“Se tivermos a possibilidade, já baixamos a faixa etária para os 58 anos na segunda-feira. Nós recebemos 47,5 mil vacinas de Oxford/AstraZeneca, e 5,3 mil da Pfizer/BioNTech. Com isso, temos a possibilidade de atingir toda a população até 56 anos”, garantiu o secretário Mauro Sparta.

A administração de Porto Alegre espera vacinar toda a população acima dos 50 anos até o final do mês de junho. O processo deve se tornar mais lento à medida em que a campanha se aproxima da faixa etária de 54 a 55 anos – que, conforme a estimativa da prefeitura, corresponde ao grupo mais expressivo.

Barreiras sanitárias

Em transmissão nas redes sociais, Mauro Sparta anunciou a implementação de uma espécie de barreira sanitária nas estações do Trensurb localizadas em Porto Alegre. De acordo com o secretário de Saúde, a novidade já foi acertada junto à autarquia e será colocada em prática na próxima semana.

O principal objetivo é evitar um novo aumento de casos e mortes em decorrência da Covid-19 na Capital – uma vez que o fenômeno já foi identificado nas cidades do interior. O Aeroporto Internacional Salgado Filho e o terminal portuário do município também serão monitorados de perto.

“Vamos fazer uma ação nos nossos terminais da Trensurb. Esse processo começa na semana que vem, no sentido de não permitir a entrada de novas cepas em Porto Alegre. Todo o esforço possível está sendo feito para que não tenhamos o recrudescimento da pandemia por aqui”, afirma Sparta.

A administração confia que a própria campanha de vacinação seja suficiente para evitar a necessidade de novas restrições à economia. Até o momento, Porto Alegre aplicou a primeira dose em 521 mil pessoas – número equivalente a 47% da população vacinável. Destas, 311 mil já tomaram o reforço, e estão imunes à Covid-19.