Cursos do Senar-RS estimulam produção e preservação

Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todo produtor

Foto: Divulgação/MAPA

Os primeiros dias de junho são dedicados à celebração da Semana do Meio Ambiente. O tema é caro à população brasileira, pois convida a refletirmos sobre os cuidados prestados pela nação à nossa biodiversidade e demais riquezas naturais.

E o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) acredita que o desenvolvimento da agropecuária não pode ser dissociado da preservação ambiental. Essa certeza é difundida nos mais de cem cursos oferecidos pela instituição, nos quais os produtores gaúchos são incentivados a adotar práticas ambientais responsáveis.

A atividade rural produtiva não pode antagonizar com o correto manejo do solo, ganha pão do agricultor. Da mesma forma, ele precisará fazer boa gestão de águas, dispor corretamente de resíduos e aplicar produtos, como defensivos agrícolas, de forma a não prejudicar solo, água, ar, animais e a própria saúde.

Por isso, o meio ambiente é tema transversal tanto nas ações de formação profissional rural, quanto nas atividades de promoção social da instituição. O assunto também faz parte do escopo de Programas Especiais e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O Senar-RS oferece ainda a formação em Educação Ambiental, com 16 horas de duração, com informações específicas e aprofundadas sobre defensivos agrícolas, biodiversidade e resíduos sólidos.

“O produtor rural tem a preocupação de conservar o solo, a vegetação, os recursos hídricos e produzir de forma sustentável, preservando os recursos naturais para a presente e futuras gerações”, comenta o assessor da Presidência do Sistema Farsul, Marcelo Camardelli.