Os emplacamentos de veículos no Brasil subiram em maio na comparação mensal, disparando em relação a um ano antes, quando o setor foi paralisado por medidas de isolamento social adotadas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil.
As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil subiram para 188.660 unidades em maio, 7,7% acima do volume comercializado em abril. Na comparação anual, a alta foi de 203%. Já no acumulado de 2021, os emplacamentos somam 891,6 mil veículos, quase 32% acima do volume de um ano antes.
Os dados, divulgados nesta quarta-feira (2) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), apontam ainda que as concessionárias do país seguem com estoques reduzidos, equivalentes a 12 dias de vendas em maio, diante da fraca oferta das montadoras.
Também aumentou o número de motos vendidas no mês passado, com 110.417 novos emplacamentos, número 16,61% superior aos 94.693 contabilizados em abril. Na comparação anual, o número é 277,9% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado.