Todos os brasileiros que desejarem serão vacinados neste ano, garante Bolsonaro

Presidente da República destacou marca de 100 milhões de doses distribuídas em território nacional

Foto: Alan Santos / PR / Divulgação / CP

O presidente da República, Jair Bolsonaro, realizou um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, na noite desta quarta-feira, em que abordou, de início, a pandemia da Covid-19. De acordo com o chefe do Executivo, até o fim de 2021, “todos os brasileiros, que assim desejarem, serão vacinados” contra o coronavírus.

“Neste ano, todos os brasileiros que assim o desejarem serão vacinados, vacinas estas que foram aprovadas pela Anvisa. Ontem assinamos acordo de transferência de tecnologia para a produção de vacinas no Brasil entre a AstraZeneca e a Fiocruz. Com isso, passamos a integrar a elite de apenas 5 países que produzem vacina contra a Covid-19 no mundo”, afirmou.

Bolsonaro também celebrou a marca de 100 milhões de doses distribuídas para estados e municípios no Brasil. Até o momento, o país soma cerca de 47 milhões de pessoas com a primeira dose da vacina, o que corresponde a 22,3% da população, sendo que ao redor 22 milhões receberam a segunda dose.

O presidente da República lamentou as mais de 460 mil mortes pelo coronavírus em todo o país mas voltou a criticar as medidas restritivas impostas para frear a contaminação. “Sempre disse que tínhamos dois problemas pela frente, o vírus e o desemprego, que deveriam ser tratados com a mesma responsabilidade e de forma simultânea.”

Bolsonaro também garantiu que a Copa América vai ser realizada no país, com os mesmos protocolos das competições que já ocorrem em território nacional.