Renan chama Queiroga de “ministro do silêncio” sobre Copa América

Relator da CPI da Covid também afirmou que busca reconvocação do ministro da Saúde para novo depoimento aos senadores

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), criticou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pela sinalização do governo federal em sediar a Copa América em meio ao crescimento de casos de Covid-19. A fala veio em coletiva de imprensa nesta terça-feira, depois da sessão da CPI que ouviu a médica Nise Yamaguchi.

“Essa CPI ela investiga omissão, e nós estamos diante exatamente disso: de um ministro omisso. Ele não é ministro da Saúde. Ele, pela omissão, é ministro do silêncio. E ele, que não soube nada quando veio aqui, precisa voltar para que pelo menos tente se explicar porque se omitiu nessa loucura que significa realizar a Copa América no Brasil”, disse.

Calheiros também afirmou que insiste, junto com outros senadores, para que o ministro da Saúde volte à CPI como testemunha. O primeiro depoimento do ministro ocorreu no dia 6 de maio.

Com a sinalização do governo Bolsonaro, favorável à realização da Copa América, o senador passou a se posicionar constantemente contra o torneio. Ele chegou a apelar ao jogador Neymar Jr para que ele não entre em campo pelo Brasil.

Também nesta terça, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou que o Brasil vai sediar o torneio. O presidente ainda afirmou que se reuniu com os ministros, e que todos foram favoráveis à realização do torneio. Bolsonaro defendeu a realização da Copa América citando outras competições internacionais em curso no Brasil.

“No tocante à saúde, eu respondo o seguinte: no Brasil está em curso a Libertadores da América”, disse. Em seguida, dirigiu a palavra ao vice-presidente, Hamilton Mourão. “O teu Flamengo, Mourão, está classificado, o meu Palmeiras está classificado. E acabou a primeira fase. Times da Venezuela, Equador, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina. Sem problema nenhum. Obedecendo um protocolo. Não tem torcida. E os exames protocolares”, completou.