Relator vota pela perda de mandato da deputada Flordelis

Parlamentar é acusada de ser a mandante de assassinato do ex-marido

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados / CP

O deputado federal Alexandre Leite (DEM-SP), relator do caso Flordelis no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, apontou quebra de decoro parlamentar por parte da deputada em parecer apresentado nesta terça-feira e votou pela perda de mandato.

“Por todo o exposto, voto pela perda do mandato da deputada Flordelis, tendo em vista haver esta incorrido duas vezes na conduta tipificada no inciso I do artigo 4º do Código de Ética e duas vezes no inciso IV do mesmo dispositivo, pelas razões contidas no presente voto”, escreveu o relator.

“As provas coletadas tanto por esse colegiado, quanto no curso do processo criminal, são aptas a demonstrar que a representada tem um modo de vida inclinado para prática de condutas não condizentes com aquilo que se espera de um representante do povo”, acrescentou.

O relatório pode ser votado ainda nesta terça pelo conselho, mas os parlamentares podem pedir vista. Caso os membros aprovem a cassação da deputada, ela pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso o recurso seja negado pela CCJ, o parecer ainda precisa ser analisado e aprovado pelo plenário da Câmara.

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou a parlamentar pela suspeita de ser a mandante do assassinato do ex-marido, o pastor Anderson do Carmo, em 2019. Foram imputados a ela os crimes de homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, associação criminosa, uso de documento falso e falsidade ideológica. Ela nega as acusações.