O agrônomo Ivan Bonetti deixou a presidência do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), depois de seis meses no cargo. A exoneração, a pedido, aparece no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça-feira. Quem assume o cargo, interinamente, é o diretor administrativo, Eduardo Milani.
O Correio do Povo não localizou Bonetti, até o início da noite, para explicar os motivos da saída. A reestruturação do Irga, com o aproveitamento integral da taxa CDO, vinha sendo uma das principais metas da administração do instituto.
Segundo a secretária da Agricultura, Silvana Covatti, o novo presidente vai ser escolhido a partir de uma lista tríplice. Ela garante que o projeto de reestruturação da autarquia já está pronto e deve ser encaminhado à Secretaria da Fazenda em breve.
Dirigentes do setor e servidores vêm se queixando de falta de autonomia administrativa do órgão. Para o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, a saída de Bonetti “escancara” os problemas não resolvidos da autarquia. “Isso mostra a que ponto chegou o Irga, que está ano após ano perdendo funcionários e o governo não resolve as questões que precisa resolver”, observa.