População em situação de rua começa a ser imunizada em Porto Alegre

Imunização ocorre, por enquanto, em três pontos da região central e da zona Sul da cidade

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou, nesta terça-feira, o início da vacinação contra a Covid-19 em pessoas em situação de rua a partir desta quarta-feira. O período de imunização desse público, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai até 11 de junho. A estimativa é de que 3 mil doses sejam aplicadas para este grupo.

A imunização vai ser feita na região central e na Zona Sul, na Escola Municipal Porto Alegre (EPA), na rua Washington Luiz, 203, das 9h às 16h, no Centro; na Sociedade Esportiva, Recreativa, Cultural e Comunitária Ervino de Assis (SER Assis), na avenida Vicente Monteggia, 2709, no bairro Vila Nova, das 8h às 10h30min, e na Unidade de Saúde Tristeza, que fica na avenida Wenceslau Escobar, 2442, no bairro Tristeza, das 10h30min às 12h. A vacinação nas demais regiões distritais de saúde depende da chegada de novas doses de imunizantes.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação com foto ou cópia. Caso não tenha, o morador de rua pode informar o número do CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS). Segundo a Prefeitura, as equipes de abordagem social da Fasc vêm orientando a população sobre os horários e locais de vacinação.

O processo de imunização da população em situação de rua é uma iniciativa da SMS, com o apoio da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da rede alimentícia Oderich, que doaram 3 mil unidades de álcool em gel para distribuição após a aplicação da vacina.