A Receita Federal vai liberar nesta segunda-feira (31) o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021. Ao todo, 3,4 milhões de contribuintes serão contemplados neste considerado o maior lote já liberado pelo fisco.
O valor das restituições somam R$ 6 bilhões e devem ser depositados na conta indicada pelo contribuinte na declaração do IR 2021.
Neste primeiro lote, serão contemplados contribuintes com prioridade legal:
• Idosos;
• Portadores de deficiência física ou mental ou moléstia grave;
• Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
• Quem entregou a declaração até o dia 28 de fevereiro.
Apesar de o prazo para envio das declarações neste ano ter sido prorrogado até dia 31 de maio, o cronograma dos pagamentos das restituições foi mantido pelo governo.
Desde o ano passado, a quantidade de lotes foi reduzida de sete para cinco, e o início das devoluções passou de junho para maio. O pagamento de todas as restituições agora é concluído até setembro.
Veja o calendário das restituições
1.º lote: 31 de maio de 2021
2.º lote: 30 de junho de 2021
3.º lote: 30 de julho de 2021
4.º lote: 31 de agosto de 2021
5.º lote: 30 de setembro de 2021
O crédito será depositado na conta bancária informada na declaração do imposto. Caso haja algum erro na informação e os valores não possam ser depositados automaticamente, os recursos ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
De acordo com a Receita, cerca de 390 mil contribuintes ainda não receberam a sua restituição de 2020 em razão de pendências em suas contas bancárias.
Após um ano, se o resgate não for realizado no BB o contribuinte precisará buscar o próprio Fisco. O prazo para pedido de pagamento de restituição é de cinco anos.
Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
O prazo para a entrega da declaração do IR 2021 termina nesta segunda-feira (31) às 23h59. A expectativa é que sejam entregues cerca de 32 milhões de documentos.
Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora, corrigindo as pendências.
As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão.
Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Termina hoje prazo para entrega da declaração
Cerca de 144 mil gaúchos correm contra o tempo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2021. O prazo para a prestação de contas se encerra nesta segunda-feira e, segundo boletim divulgado pela Receita Federal no final de semana, 7% dos contribuintes que vivem no Rio Grande do Sul ainda não submeteram a documentação.
Até agora, 2.056.062 pessoas já concluíram o processo – que acontece, virtualmente, no site da Receita. Também é possível fazer a declaração por meio de um programa de computador e do aplicativo Meu IRPF, disponível para celulares Android e iOS. No momento, o sistema registra média de 66 mil acessos por hora.
Em todo o Brasil, 3,2 milhões de contribuintes ainda precisam colocar o imposto em dia. Pelo menos 28,7 milhões de declarações já foram entregues – sendo que, na maioria dos casos, o certificado digital não foi emitido. Apenas 99,1 mil brasileiros estão totalmente livres da prestação de contas.