Grande Porto Alegre registra o dia mais frio em maio em 24 anos

Capital e região metropolitana tiveram um amanhecer atipicamente gelado para maio nesta segunda-feira

Foto: Rosinara Ferreira/Metsul

A grande Porto Alegre registrou, nesta segunda-feira, o dia mais frio no mês de maio em 24 anos. Conforme a Metsul Meteorologia, a cidade de Campo Bom, no Vale do Sinos, começou o dia com formação de forte geada e mínima de 2º. A marca na estação do Instituto Nacional de Meteorologia do município é a menor, em um mês de maio, desde 26 de maio de 1997, quando a mínima também chegou a 2ºC.

Em Novo Hamburgo, também na região do Sinos, a mínima na estação de baixada no bairro de Lomba Grande, na área rural do município, caiu a 1ºC.

Porto Alegre teve mínima de 4,6ºC na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no bairro Jardim Botânico na zona Leste da cidade. É a temperatura mais baixa em maio desde 2008. Naquele ano, o dia 31 do mês teve 3,4ºC no Jardim Botânico.

Foi a primeira vez neste ano em que a mínima oficial da Capital caiu abaixo dos 5ºC. A Metsul explica que esta é uma mínima sub-5ºC precoce, uma vez que pela estatística histórica a temperatura em Porto Alegre somente costuma cair abaixo de 5ºC pela primeira vez no ano na metade ou na segunda quinzena de junho. No ano passado, a primeira mínima abaixo dos 5ºC se deu só em 14 de junho.