Gaúcha Sul credencia mais 19 ao Freio de Ouro

Ao todo, foram 11 inéditos e 8 competidores da Aberta

Foto Fagner Almeida

Neste domingo (30), foram conhecidos os conjuntos credenciados nas Credenciadoras de Inéditos e Aberta Gaúcha Sul, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Ao todo, 19 animais foram credenciados às semifinais do Freio de Ouro, sendo 11 inéditos e 8 competidores da Aberta. Todos os detalhes foram transmitidos ao vivo pelos canais oficiais da ABCCC e já podem ser conferidos no YouTube do Cavalo Crioulo oficial.

As vagas disponíveis foram diferentes para cada categoria, de acordo com o regulamento da modalidade; sendo elas: seis para fêmeas e cinco para os machos inéditos; assim como quatro para as fêmeas e quatro machos da aberta.

Na Credenciadora de Inéditos, a fêmea Dinastia dos Castanheiros, com o ginete Gabriel Marty, já vinha ponteando nas etapas anteriores e garantiu a posição máxima na prova de Campo II. Nos machos, a vitória de Nego Véio do Elebê também já era esperada. O gateado surpreendeu a todos com notas elevadas desde a primeira etapa funcional, recebendo placas pretas em sequência nas Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarrada, com o ginete Raul Lima.

Em seguida, foram conhecidos os vencedores da Credenciadora Aberta ao Freio de Ouro, que teve como líder Vigia da Marca Antiga com o ginete Gustavo Delabary. A égua foi domada por seu filho, João Francisco Delabary, para correr o Freio Jovem. Mas veio com o pai para correr o Freio de Ouro como uma aposta. Com a satisfação de montar um cavalo domado por seu filho, Delabary garantiu o pódio e comemora o feito neste que é o primeiro passo na competição em 2021. Na categoria Machos, quem ficou em primeiro lugar foi JA Mafioso com o ginete Milton Castro, recordistas de Freios desde o início da modalidade.

Na entrega de prêmios, antes de conhecer os credenciados, foram homenageados os trios de jurados formados por João Ricardo de Souza, Rodrigo Albuquerque Py e Rodolpho Demoliner, nos inéditos; e Bruno Wagner da Silva, Gustavo Silveira Rodrigues e Leonardo Ardenghy na Credenciadora Aberta. A supervisão técnica do evento ficou a cargo de Thiago Orlando, profissional credenciado à ABCCC.