Bares são autuados por infrações ao decreto contra a Covid-19 em Porto Alegre

Estabelecimentos, localizados no Centro Histórico da Capital, chegaram a abrir a pista de dança

Frequentadores estavam em pé, sem máscaras, e não respeitavam o distanciamento interpessoal mínimo. Foto: Guarda Municipal de Porto Alegre/Divulgação

A chuva intensa que caiu sobre Porto Alegre, entre a noite da sexta-feira e a madrugada deste sábado (29), fez com que o movimento nas ruas da Capital fosse reduzido em relação aos últimos finais de semana. Mesmo assim, dois estabelecimentos comerciais foram autuados em razão de infrações aos protocolos de prevenção à Covid-19.

Os bares, localizados no bairro Centro Histórico, foram flagrados enquanto permitiam a utilização da pista de dança – o que é proibido no decreto de segurança sanitária imposto pela prefeitura. Segundo os agentes que integraram a fiscalização, os estabelecimentos não tiveram a lotação excedida.

Entretanto, os frequentadores estavam em pé, sem máscaras, e não respeitavam o distanciamento interpessoal mínimo. “Os protocolos são necessários para que possamos contemplar a saúde da população e, ao mesmo tempo, mantermos o desenvolvimento econômico e o lazer”, afirma o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Denúncias

Grande parte dos flagrantes registrados pela operação, que também conta com a participação da Brigada Militar e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), são efetuados após denúncias da população. O processo é anônimo, e pode ser feito por meio dos telefones 153 e 156.